Segunda - Sexta - 9h00 - 18h00, Sábados - 9h00 - 13h00
  • Ligar: (+351) 255 561 225 (Chamada para a rede fixa nacional)
  • Email: academia@samcinfaes.pt

Academia D'Artes de Cinfães

A Academia d’Artes de Cinfães desempenha um papel crucial na fixação dos nossos jovens, proporcionando-lhes uma valência educativa na área do ensino artístico especializado de música.
Academia d’Artes de Cinfães

Biografia Musical

Natural do Vale, Santa Maria da Feira, iniciou os seus estudos musicais aos 9 anos de idade na Banda Marcial do Vale.

Completou o oitavo grau no Conservatório de Música Terras de Santa Maria sob a tutoria da professora Martha Oliveira.

Prosseguiu os estudos na Escola Profissional de Música de Espinho onde foi aluno do professor Bernardo Silva.

Seguiu os estudos na Universidade de Aveiro onde terminou a licenciatura sob a orientação do mesmo.

Completou o Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto onde foi aluno do professor Bohdan Šebestík.

Foi membro da Neue Philharmonie München nos anos 2019 e 2020.

Durante o seu percurso colaborou com várias orquestras e bandas sinfónicas entre elas a Orquestra Filarmonia das Beiras, a Orquestra do Norte, a Banda Sinfónica Portuguesa , a Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra do Distrito de Braga, Orquestra de Jazz de Espinho, Orquestra Circo do Coliseu do Porto e Estágio Gulbenkian para Orquestra.

É membro do Quinteto de Sopros do Vale, com o qual tem realizado concertos por Portugal e Espanha.

Em 2025, com o Quinteto de Sopros do Vale, ganhou o primeiro prémio na categoria “CD: Album” no World’s Best Musician Competition atribuído ao seu último trabalho discográfico intitulado “Revolução & Liberdade”.

Durante o seu percurso participou em várias masterclasses com renomados trompistas da atualidade como Marie-Luise Neunecker, Stefan Dohr, Javier Bonet, Froidys Ree Wekre, Will Sanders, Saar Berger, Fergus McWilliam, Ab Koster, Abel Pereira e muitos outros.

Atualmente é docente de trompa no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian e na Academia d’Artes de Cinfães.

Biografia Musical

Verónica Godinho Monteiro iniciou os seus estudos musicais aos 8 anos, no violoncelo, no Centro de Cultura Musical, V. N. Famalicão. Concluiu o Curso Profissional de Instrumentista de Cordas e Tecla na ARTAVE – Escola Profissional Artística do Vale do Ave (2017–2020), sob orientação do professor Jaroslav Mikus. Prosseguiu os estudos na Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART, Castelo Branco), onde obteve a Licenciatura em Música – Variante de Violoncelo (2020–2024) e frequenta atualmente o Mestrado em Ensino da Música (Violoncelo).

Como violoncelista, integrou diversas orquestras, entre as quais a Orquestra ARTAVE, Orquestra Sinfónica da ESART, Orquestra Nacional de Jovens, Jovem Orquestra Portuguesa, Orquestra Sinfónica da Artâmega, Orquestra Sem Fronteiras e Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa, Movimento Musical Cooperativo, trabalhando com maestros como Tobias Gossmann, Cristóbal Soler, Pedro Carneiro, Migue Romea, Diogo Costa, Martim de Sousa Tavares, Pablo Urbina, Jan Wierzba, entre outros.

Participou em masterclasses com reconhecidos violoncelistas, como Paulo Gaio Lima, Miguel Rocha, Stefan Popov, Pablo Férrández, Catherine Strynckx, Ophélie Gaillard e Robert Cohen. Na música de câmara, integra o Quinteto Sextante, com o qual conquistou o 1.º Prémio no VII Concurso Nacional de Música de Câmara de Vila Verde (2023), o First Prize no London Classic Music Competition (2024) e o First Prize no International Mozart Competition Vienna (2024), onde o grupo foi convidado a atuar nos Concertos de Gala.

Desenvolve também atividade pedagógica como professora de violoncelo na Academia de Música de Trancoso, CÔARTES – Academia de Música de Foz Côa, Centro de Formação Musical de Mêda, Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Fernandes (Abrantes) e na Academia de Artes de Cinfães.

Biografia Musical

Natural de Castelo de Paiva, iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos na classe de violino da Academia de Música de Castelo de Paiva (AMCP). Em 2016, ingressou na classe de canto da mesma instituição, concluindo o ensino articulado com distinção. Ainda durante a formação integrou o Coro de Câmara da AMCP, com o qual participou em competições internacionais de renome, como o Freamunde – Vocal Art Choir Competition (2014, 2016), o 5th Canta al Mar – Festival Coral Internacional (2014), os 9th World Choir Games em Sochi, Rússia (2016), e os European Choir Games na Suécia (2019). Interpretou o papel principal na ópera Dido e Eneias (2019), no Atelier de Ópera da AMCP, e foi solista em produções como o musical Criada Esperta e o Concerto para Dois Violinos de J. S. Bach.

Em 2018, ingressou na Licenciatura em Canto da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART), onde estudou com Elisabete Matos e Dora Rodrigues, concluindo o curso em 2021. Prosseguiu os estudos na mesma instituição com o Mestrado em Ensino de Música, durante o qual escreveu o livro Uma Caixa em Aberto, que apresenta novas perspetivas sobre classificações vocais com base em testemunhos de artistas nacionais e internacionais. Foi distinguida com o 1.º Prémio no Concurso Cidade de Gaia (2021) e com uma Menção Honrosa no Concurso para Jovens Cantores Setúbal Voz (2023).

A sua formação foi enriquecida por masterclasses com prestigiados músicos como Bernarda Fink, Roberta Invernizzi, Eleonora Pacetti, David Lloyd e Magna Ferreira, e por colaborações com maestros como José Eduardo Gomes, António Vassalo Lourenço, Gonçalo Lourenço e Cesário Costa. No âmbito da ópera, participou em produções dirigidas por Mário João Alves, destacando-se em Riders to the Sea (Vaughan Williams), A Leste do Paraíso e Pode Ser Orfeo?.

Em 2024, interpretou Rosina na ópera Basculho de Chaminé, apresentada no Teatro Ribeiragrandense (Ponta Delgada), e foi solista no “Requiem” de Bomtempo, com o Coral de São José, no Teatro Micaelense.

Paralelamente à carreira performativa, dedica-se ao ensino, tendo lecionado em instituições como a Academia de Música de Castelo de Paiva, o Conservatório de Caldas da Rainha, a Academia de Música de Vilar do Paraíso e a Escola de Música de Esposende.

Atualmente, divide a sua atividade entre performance e pedagogia, sendo professora de canto na Escola Secundária de Cinfães e na Academia d’Artes de Cinfães, onde continua a explorar novas formas de dinamizar o ensino e promover o desenvolvimento artístico dos seus alunos.

Biografia Musical

Guitarrista e Professor de Guitarra, natural de Castelo de Paiva.

Iniciou os estudos musicais na Academia de Música de Castelo de Paiva, em 2004. Ingressou, em 2006, na classe de guitarra do Professor Hélder Almeida, terminando o curso secundário no ano de 2016. Concluiu a Licenciatura, variante de instrumento - guitarra, na classe do Professor Doutor Miguel Carvalhinho, na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, no ano de 2019. Ingressou no Mestrado em Ensino de Música, variante de instrumento e música de conjunto, na mesma instituição, concluindo-o em 2022.

Participou em Masterclasses de Guitarra com os Professores Miguel Carvalhinho, Paulo Amorim, Júlio Guerreiro, Dejan Ivanovic, Margarita Escarpa, Alfonso Aguirre Dergal, Augusto Pacheco, Carlos Barbosa-Lima, Judicael Perröy, Nicolla Montella, Alex Garrobé, Henrique Almeida, Yuki Saito, Francisco Franco, Dejan Ivanovic, Michalis Kontaxakis, Joaquín Clerch, Joaquim Simões, Aniello Desiderio, Bruno Piño Mateos, Mak Grgic e Mateusz Kowalski. Participou no I, II e III Concursos de Guitarra Clássica da Golegã, nos quais alcançou um terceiro e um primeiro lugar. Participou, de igual forma, no VI Concurso de Guitarra "Cidade de Guimarães". Participou em vários estágios de Orquestra, como o I e II Estágio de Orquestra de Cordas Dedilhadas do Minho, no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, o I Estágio de Orquestra de Guitarras na Golegã, entre outros.

Foi membro do Coro de Câmara da Academia de Música de Castelo de Paiva, que alcançou duas medalhas de prata nos World Choir Games em Sochi, na Rússia, em 2016. Participou no II Concurso de Coros de Coimbra com o ProVocal Ensemble, alcançando o 2º lugar. Colaborou com guitarra clássica, guitarra elétrica, baixo elétrico e voz em diversos recitais, concertos e projetos, destacando-se a Banda Musical de Fajões, Banda Marcial de Bairros, Duo Inquietação, entre outros. É diretor musical da Banda Nova Dança, onde toca guitarra elétrica, guitarra acústica e é vocalista, realizando concertos por todo o país e estrangeiro.

Como docente, lecionou na Academia de Música de Castelo de Paiva, na Academia de Música de Santa Maria da Feira, na Escola de Música de Louredo - Santa Maria da Feira, na Escola de Música da Banda Marcial do Vale e na Escola de Música "A clave" em Moimenta, Cinfães. Lecionou, de igual forma, no projeto "Cultura para Todos", em parceria com a Academia de Música de Castelo de Paiva.

Atualmente é professor na Academia de Artes de Cinfães, na Academia de Música de Lamego, na Associação ARADUM, na Escola de Música da Casa do Povo de Nespereira e na Universidade Sénior de Castelo de Paiva, na qual dirige a respetiva tuna musical.

Biografia Musical

Ema Ferreira Silva, nascida em 2003, iniciou os seus estudos no ensino da música com 3 anos de idade no violino.

Posteriormente, mudou com 9 anos definitivamente para o oboé. Concluiu em 2021 o Curso de Instrumentista de Sopro e Percussão na Escola Profissional de música de Espinho, sendo acompanhada pelo docente Roberto Henriques.

Em 2024 conclui a Licenciatura em Instrumentista de Sopro - oboé na Escola Superior de Música de Lisboa com o oboísta Pedro Ribeiro. Atualmente, é aluna de mestrado em Ensino da Música- oboé na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto com docência do professor Ricardo Lopes.

Teve a oportunidade de colaborar com diversas orquestras como a Orquestra Clássica de Espinho, Estágio Orquestra Gulbenkian, Orquestra clássica de Amarante e Orquestra Gulbenkian.

Durante o seu percurso académico participou em várias masterclasses com professores conceiturados como Aldo Salvetti, Ricardo Lopes, Omar Zoboli, Luís aunón Perez, Fabian Mezel, João Miguel Silva, Christian Wetzel e Ralph van Daal.

Obteve 1º prémio de Categoria B, em oboé - 2º Concurso Interno de Interpretação de São João da Madeira (2013), 2º prémio da Categoria A, em oboé - Concurso "ilda Moura" (2016) e 3º Prémio da Categoria Sénior, em oboé- Concurso Onternacional de Sopros de Oliveira de Azeméis (2023).

Biografia Musical

Tiago Filipe Moreira Dias nasceu a 8 de fevereiro de 1999, em Campo, Valongo, iniciando os seus estudos aos 7 anos na Banda Musical de São Martinho sob orientação do professor António Cunha, num regime de monodocência que moldou as suas bases musicais.

Aos 11 anos, prosseguiu a sua formação na escola particular Artaria, integrando a classe do professor Marcelo Rubén Aires. Aos 15, regressou à Banda Musical de São Martinho, desta vez como aluno do professor Rogério Francisco, após um período de aprendizagem autodidata.

Em 2017, ingressou na Academia de Música de Costa Cabral, onde estudou com os professores André Dias e Pedro Góis. Nesse mesmo ano, iniciou a sua atividade docente na Escola de Música da Banda Musical de São Martinho, marcando o início da sua carreira como educador.

Em 2020, Tiago entrou na licenciatura em Música — variante de Percussão — na Universidade de Aveiro sob orientação dos professores Nuno Aroso, João Dias, Eduardo Cardinho e Mário Teixeira, aprofundando o seu domínio técnico e artístico. Em 2023, iniciou o mestrado em Ensino da Música, consolidando a sua vocação pedagógica.

Tiago colaborou com diversos maestros de renome, incluindo Alex Schillings, Jan Cober, Ernest Shell, Cesário Costa, Diogo Costa, José Eduardo Gomes, Luís Carvalho, André Granjo, Lourenço Vassalo, Marco Araújo, Francisco Ferreira e Helder Tavares. Participou em projetos com a Orquestra Filarmonia das Beiras, Banda Sinfónica Portuguesa, Orquestra Sinfónica do DeCA e Orquestra de Sopros do DeCA.

No campo da criação e performance contemporânea, Tiago esteve envolvido na revisão e gravação da peça A Dança do Homem Velho de Nuno Peixoto de Pinho, bem como na estreia mundial de Mercury Music e Sol Prophecy de Zack Browning, integradas no álbum Rock Galaxy. Estreou também Bloco de Notas de Francisco Ribeiro e Rubén Lopes, e participou na estreia nacional de obras como Vênus Noctorius (Zack Browning), This is Word (David Maslanka), To Sustain a Green Arbor (Edgar Girtan IV), e na anteestreia de Trace Back Look Onwards, Stay in Place de Francisco Ribeiro.

Atualmente, Tiago leciona na Academia de Artes de Valongo, onde exerce funções como coordenador pedagógico, professor de percussão e responsável pela classe conjunto. Simultaneamente, é professor de percussão na Academia d’Artes de Cinfães. Tem ainda experiência em Atividades de Enriquecimento Curricular no Agrupamento de Escolas de Campo e participou no Estágio de Mêda 2023.

Como intérprete, integra o quarteto Nota do Meio, onde continua a explorar novas linguagens musicais e a contribuir para o panorama artístico nacional.

Biografia Musical

Natural de Castelo de Paiva, Diana Soares iniciou os seus estudos musicais em 2011, na Academia de Música de Castelo de Paiva, onde concluiu o curso secundário em 2019, na classe da professora Helena Lourosa. Nesse mesmo ano ingressou na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), no Porto, na licenciatura em Música – variante Piano e Teclas – e recebeu a Bolsa de Mérito da Academia de Música de Castelo de Paiva, pelo seu desempenho académico e artístico.

Em 2023 iniciou o Mestrado em Interpretação Artística – Piano na ESMAE, sob a orientação da professora Sofia Lourenço, e frequenta atualmente o 2.º ano deste curso em simultâneo com o 1.º ano do Mestrado em Ensino da Música na Universidade do Minho.

Ao longo do seu percurso, participou em diversas masterclasses com pianistas e pedagogos de renome, entre os quais Constantin Sandu, António Rosado, Luís Filipe Sá, Laura Di Paolo, Manuela Iana Mihailescu e Dragoș Mihăilescu, André Roque, Vadim Parra Trouchina, João Bettencourt, Fausto Neves, Anca Preda e Peter von Wienhardt.

Apresentou-se em vários ciclos e eventos musicais, destacando-se a participação na Maratona de Teclistas – Tributo a D. Helena Sá e Costa (2015–2019) e no Ciclo de Jovens Pianistas (2024), realizado no Museu Romântico do Porto.

No âmbito pedagógico e profissional, tem desenvolvido atividade como professora de piano e pianista acompanhadora. Lecionou na Academia d’Artes de Cinfães (2022), na Artâmega – Escola de Artes do Marco de Canaveses (2022 e 2023), e na Academia de Música de Castelo de Paiva (2023–2024). Atualmente, é professora de piano na Academia d’Artes de Cinfães.

A Academia d'Artes de Cinfães divulga a realização do 3º Concurso Crescendo. Este concurso de interpretação instrumental é destinado aos alunos da nossa instituição e realizar-se-á entre os dias 25 e 28 de junho.

As inscrições estarão abertas na secretaria da academia até dia 06 de junho..

Este concurso resulta de uma parceria entre a Academia d'Artes de Cinfães, a Câmara Municipal de Cinfães e a Associação para a Defesa do Vale do Bestança.

Consulta do Regulamento do Concurso aqui.

Informam-se todos os interessados em frequentar o curso Básico de Música, 2º Ciclo (Regime Articulado) no ano letivo 2025/2026 (para alunos que vão ingressar no 5º ano de escolaridade) devem proceder à inscrição, para a realização da prova de aptidão.

A academia d'Artes de Cinfães divulga a realização do 2º Concurso de Interpretação Instrumental, para os alunos da nossa instituição, a realizar entre os dias 25 e 29 de junho.
As inscrições estarão abertas na secretaria da academia até dia 07 de junho.

Este concurso resulta da parceria entre a Academia d'Artes de Cinfães, a Câmara Municipal de Cinfães e a Associação para a Defesa do Vale do Bestança.

Informam-se todos os interessados em frequentar o curso Básico de Música, 2º Ciclo (Regime Articulado) no ano letivo 2024/2025 (para alunos que vão ingressar no 5º ano) devem proceder à inscrição, para a realização da prova de aptidão.

Chegou a hora de brilhar! A Academia d'Artes de Cinfães divulga as datas nas quais serão realizadas as Audições de Classe do 2º Período do Ano Letivo 2023/24.
Prepare-se para se encantar com o talento dos nossos alunos e junte-se a nós para celebrar a música!

Contratação para o exercício de funções docentes na disciplina da área vocacional correspondente ao grupo definido na Portaria 693/98 de 3 de setembro:

É com entusiasmo que anunciamos os aguardados Concertos de Fim do 1º Período da Academia d'Artes de Cinfães! Uma celebração musical que promete encantar e emocionar.
Preparem-se para uma jornada sonora única, onde talentosos artistas da academia apresentarão performances memoráveis, explorando uma variedade de estilos e expressões artísticas.
A entrada é gratuita, e todos estão convidados a compartilhar este momento especial conosco.
Agradecemos pela vossa presença e apoio contínuo à nossa comunidade artística.

Chegou a hora de brilhar! A academia d'Artes de Cinfães divulga as datas nas quais serão realizadas as Audições de Classe do 1º Período do Ano Letivo 2023/24.

Quem Somos?

A Academia d'Artes de Cinfães é uma escola de música sediada na antiga Casa da Cultura em Cinfães.

Para o efeito realizou-se um contrato de comodato entre a Sociedade Artística e Musical de Cinfães (Entidade titular da Academia) e a Câmara Municipal de Cinfães.

Onde Estamos?

Telefone
+351 255 561 225 (Chamada para a rede fixa nacional)
+351 925 483 840 (Chamada para a rede móvel nacional)